ASA entrega AAC dossier para poder instalar navegação global por satélite nos aeroportos de São Vicente e Boa Vista

0
183

A Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) entregou à Agência de Aviação Civil (AAC) toda a documentação para a implementação do sistema de navegação global por satélite (GNSS), nos aeroportos internacionais Cesária Évora, em São Vicente e Aristides Pereira, na Boa Vista.

A entrega de toda a documentação aconteceu no passado 21 de Março e neste momento a AAC está a analisar o dossier com vista à sua aprovação.

Com a autorização da Agência de Aviação Civil, a ASA estará em condições de apresentar as novas cartas de aproximação aos aeroportos de São Vicente e da Boa Vista, as quais serão publicadas no AIP de Cabo Verde (Aeronautical Information Publication) que é a publicação oficial onde estão todas as cartas e informações aeronáuticas de Cabo Verde.

O GNSS é um sistema de navegação por satélite (“sat-nav”) que estabelece a posição geo-espacial autónoma através do uso de satélites e que garante a fiabilidade da posição do avião.

O mesmo fornece dados de posicionamento aos aviões, facilitando aproximações, aterragens e descolagens em tempo útil, sobretudo em condições adversas, como no caso de bruma seca que normalmente costuma assolar o arquipélago em certos períodos do ano.

Comentários