Bilhetes de autocarro mais caros a partir de hoje

0
465

Agência de Regulação Económica (ARE) estabeleceu novas tarifas para os transportes colectivos urbanos de passageiros.

Estas novas tarifas entraram hoje, segunda-feira, em vigor, ao abrigo do disposto no artigo 11º do Decreto-Lei n.º 27/2003 de 25 de Agosto, que aprova os Estatutos da ARE, e no Despacho nº2/2011 de 9 de Fevereiro, que estabelece a metodologia de cálculo, revisão e ajuste do referido tarifário.

O aumento do custo por quilómetro (CVE/km), conjugada com o aumento do índice de passageiros por quilómetro (IPKE), determinou a fixação da tarifa de equilíbrio (CVE/passageiro) para 2017, na cidade da Praia, em 41$00, e no Mindelo, em 40$00.

Recorda-se que a tarifa dos TCUP é revista anualmente, através do cálculo do custo médio, que considera os preços dos insumos, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda (passageiros transportados no período da última actualização tarifária) e oferta (quilometragem percorrida no período da última actualização tarifária).
 
A tarifa é determinada pela relação entre o custo por quilómetro (CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE).
 
Comentários