Brasil lançou o seu primeiro satélite geoestacionário

0
182

O Brasil lançou nesta quinta-feira o seu primeiro satélite ao espaço que tem como objectivo garantir comunicações militares seguras e levar Internet a regiões remotas.

Foto: Arianespace‏

O lançamento foi feito do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e este foi o maior investimento do programa espacial do país nesta década. O centro de controle da empresa lançadora de satélites Arianespace considerou a descolagem um sucesso. Depois do lançamento, o satélite foi separado do foguete que levou o equipamento para o espaço. O satélite levará cerca de dez dias para alcançar sua posição final.

Após testes, o controle operacional do equipamento, que é o primeiro deste tipo a ser operado e controlado pelo governo brasileiro, será repassado para as Forças Armadas. O satélite, além de permitir comunicações militares seguras, deverá expandir o acesso à Internet rápida para locais do país onde há pouca infraestrutura.

Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a 36 mil quilómetros de altitude e cobrirá todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. Ele deverá operar por 18 anos.

A construção do satélite foi autorizada em 2013 e contou com um investimento de 2,7 biliões de reais para sua operação. O projecto é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O equipamento foi adquirido pela Telebras e construído pela franco-italiana Thales Alenia, que aceitou transferir a tecnologia ao Brasil.

Fonte: Deutsche Welle

Comentários