Cabo Verde mantém em B/B no ranting da Standar&Poors

0
99

A agência de notação Standard&Poor’s revelou que o rating de Cabo Verde se manteve inalterado.

Foto de Olavo Correia.

Cabo Verde manteve na BB no ranting da dívida pública Standar&Poors com Outllook estável e fortes perspectivas de crescimento económico.

Conforme escreveu a agência, no relatório publicado na passada semana, a perspectiva de crescimento para Cabo Verde é favorável, beneficiando-se de fortes acordos institucionais, o que traduzirá num quadro macroeconómico estável a prazo.

Por outro lado, salienta a S&P, essa perspectiva estável reflecte o facto de os riscos de um desempenho mais fraco do que o esperado, da balança de pagamento, serem compensados pelo potencial de uma dinâmica de crescimento mais forte, no próximo ano.

A S&P Global Ratings chama atenção para o alto nível da dívida pública, alertando que tal poderá prejudicar a dinâmica económica do país. Embora também perspectiva uma diminuição do stock da dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), no ano de 2018, dada à dinâmica do crescimento do PIB.

Contudo, fica o alerta de que podem deteriorar os ratings se a performance da balança de pagamento se deteriorar, comparado com as projecções que aquela instituição neste momento conjectura.

Comentários