Cabo Verde participa de hoje ate o dia 31 no exercício OBANGAME EXPRESS 2017 no Senegal

0
414

O Navio patrulha “Guardião” da guarda costeira cabo-verdiana participa no exercício OBANGAME EXPRESS 2017, a decorrer de 17 a 31 deste mês, no Senegal.

“Guardião”. Foto: Inforpress

Em declarações à Inforpress, o director do Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), José Mário Tavares explicou que o objectivo é capacitar os países participantes em promover a segurança marítima contra as constantes ameaças como o narcotráfico, pesca ilegal, pirataria, tráfico de seres humanos busca e salvamento. Uma comitiva de 50 profissionais que lidam com a problemática da segurança marítima vão participar.

“Cabo Verde vai participar com cerca de 50 profissionais a nível de segurança marítima entre os quais militares da guarda costeira, da COSMAR, Polícia Judiciária, Polícia Marítima e inspectores do sector das pescas”, acrescentou.

O exercício, que congrega marinhas navais de cerca de 30 países de todo o mundo, acontece anualmente com militares dos países africanos, europeus e americanos e visa avaliar a operacionalidade da região com operações de interdição marítima, técnicas de abordagem e treinamentos.

A edição deste ano conta com a participação de países da Europa, América e africanos como Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Camarões, Nigéria, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, República do Congo, Angola, Senegal, Guiné e Serra Leoa.

O “OBANGAME EXPRESS” é um exercício marítimo multinacional, patrocinado pelo Comando Militar Norte-Americano para a África e facilitado pelas Forças Navais dos Estados Unidos para a Europa e África que junta forças navais africanas, europeias, sul-americanas e norte-americanas como parte de uma Rede Global de Marinhas, visando fortalecer a cooperação e os conhecimentos em termos de operações de segurança marítima.

O exercício acontece de 17 a 31 de Março nas águas sob a jurisdição da República do Senegal.

Fonte: Inforpress

Comentários