Cabo Verde participa na Reunião Israel-África a realizar-se em Outubro no Togo

0
133

Cabo Verde vai estar representado na Reunião Israel-África, a realizar-se em Outubro, em Lomé, Togo.

Luís Filipe Tavares

A informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, realçando que apesar das “polémicas” sobre o compromisso de Cabo Verde em “votar a favor” daquele país hebreu, é digno de se notar as excelentes relações existentes desde outrora.

A reunião da qual Cabo Verde vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, tem como principal objectivo estreitar os laços comerciais e políticos entre Tel Aviv e os países africanos.

Segundo o governante, energias renováveis, produção e processamento da água, agricultura, segurança, defesa e outras, são algumas das áreas, que os dois países querem “aprofundar e consolidar”.

Para este “aprofundar de relações”, o ministro lembrou ainda que Cabo Verde vai nomear proximamente um embaixador não residente junto daquele país, que considerou se tratar de um “Estado de direito democrático”.

Luís Filipe Tavares, sublinhou ainda, que além de Cabo Verde, Israel coopera com vários outros países do mundo e africanos.

Recentemente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participou da 51ª Cúpula da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que decorreu em Monróvia, tornando-se o primeiro líder não africano a participar de uma reunião do bloco regional.

Fonte: Inforpress

Comentários