Exame de acesso às universidades norte americanas será realizado em Outubro

0
101

O exame de acesso às universidades dos Estados Unidos da América (EUA) será realizado pela primeira vez em Cabo Verde, em Outubro, através da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), anunciou a embaixada norte-americana.

Conforme a mesma fonte, a Uni-CV foi aprovada pelo College Board para administrar um centro do teste Scholastic Aptitude Test (SAT), na Cidade da Praia, o que vai permitir aos estudantes cabo-verdianos que optarem por estudar o ensino superior nos EUA realizar o examine em Cabo Verde em vez de viajarem para outros países como Portugal, Brasil ou Senegal, para o fazer.

O SAT, um dos exames de acesso para centenas de universidades naquele país, de acordo com a embaixada dos EUA, irá “fortalecer” as candidaturas dos alunos, abrindo portas para aqueles que qualificam para bolsas académicas e de estudantes-atletas, para além de permitir a candidatura, para treinamento militar e os programas e bolsas de estudos, aos que fazem parte do exército nacional.

Desta forma, para este ano, o primeiro teste será realizado a 07 de Outubro e o segundo a 02 de Dezembro, todos no campus da Uni-CV no Palmarejo, Praia, sendo que nos próximos anos, o exame deve ser efectuado pelo menos duas vezes ao ano, ou seja, em Março e Maio.

A embaixada norte americana na Praia alerta aos interessados no teste que custa 80 dólares e que avalia a capacidade do aluno em leitura, escrita e matemática, a inscreverem-se e pagar o teste online antes da data do mesmo, sublinhando que são aplicáveis prazos de inscrição “rigorosos”.

Para garantir a preparação do aluno para o teste em todo o mundo, o College Board, em parceria com a Khan Academy, lançou materiais de preparação gratuitos online em 2015, que incluem software interactivo, mais de 200 vídeos e exercícios passo-a-passo para resolução de programas (https://www.khanacademy.org/sat e www.satpractice.org/go).

Mais informações sobre o teste SAT devem ser esclarecidos junto do supervisor do mesmo na Uni-CV, Saidu Bangura, mas as inscrições e pagamento da taxa são feitas através do website https://collegereadiness.collegeboard.org/sat.

Fonte: Inforpress

Comentários