Festival Baía das Gatas: Organização divulga programação definitiva do evento

1379

O cartaz oficial para a 31.ª edição do Festival de musica na Baía das Gatas já tinha sido divulgado mas ainda não estava completa. O festival 2015 é uma homenagem aos artistas cabo-verdianos e vai decorrer sob o lema “Nôs artista, nôs orgulho”.

O festival começa na sexta-feira a partir das 20h00 onde a abertura ficará a cargo da Orquestra Nacional e de um leque 21 músicos e intérpretes de São Vicente, de outras ilhas e da diáspora, englobados na designada Lisbon Street Band, que actuaram ao longo do ano, aos sábados, na Rua de Lisboa, no Mindelo, em concertos promovidos pela Câmara Municipal de São Vicente.

Depois, vindo de Portugal o musico Olavo Bilac antecede à Kino Cabral que vai encerrar o palco do primeiro dia.

No sábado, 15, a partir das 21:00, a abertura estará a cargo de Nélson Freitas, seguindo-se-lhe, noite/madrugada fora, Puto Português (Angola), Jorge Aragão (Brasil) e Morgan Heritrage (EUA).

E no terceiro e ultimo dia, 16, o festival começa as 17h00 que terá o trio de ataque de Dj’s locais, Edson Lopez, Paulão e Letra. Segue Kiddye Bonz, Lisbon Street Banda (2ª parte já que os artistas foram divididos por dois dias), Élida Almeida com Ceuzany e, a fechar a 31ª edição, Gil Semedo e Banda.

A primeira edição do Festival da Baía das Gatas foi a 18 de Agosto de 1984, e desde essa altura que todos os anos se realiza. Tirando o ano de 1995, quando uma epidemia de cólera assolou Cabo Verde. Baía das Gatas fica oito quilómetros da cidade do Mindelo, e é realizado pela Camara Municipal de São Vicente que tem 15 mil contos, orçamento municipal, para este festival. Os outros patrocinadores entram com o restante, que não foi divulgado.