José Maria Neves diz que voltaria a criar e recapitalizaria o Novo Banco

0
1205

O ex Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, quebrou o silencio sobre a polémica do Novo Banco.

Utilizando o Facebook, José Maria Neves disse que voltaria a criar e recapitalizar o Novo Banco e no final afirmou que se há responsabilidades “elas devem ser assacadas, sem titubeios”.

Quando o Governo de José Maria Neves elaborou o III Documento Estratégico de Crescimento e Redução da Pobreza foi constatado constrangimentos no financiamento das micro e pequenas empresas. Assim sendo, o Governo optou pela criação do Novo Banco, mobilizando os Correios de Cabo Verde, o INPS, a IFH e o Banco Português de Gestão.

“A preocupação era eminentemente social. O Governo decidiu nesse sentido para servir o bem comum, consolidando a sua política de coesão social com a criação de mais oportunidades de financiamento para micro e pequenas empresas e para os excluídos do sistema. Optamos por mobilizar recursos internos para o financiamento da economia e da habitação, no âmbito do Programa Casa para Todos. Razões nobres, portanto.”

“Tudo o que se fez, de essencial, de bom ou menos bom, as vitórias e os erros, a nível governativo, em Cabo Verde, desde 2001 até 2016, é responsabilidade política do Governo e sobretudo minha enquanto Chefe do Governo”, esclarece José Maria Neves que acrescenta que o objectivo era sempre servir o bem comum.

“Hoje, com a minha experiência e os dados disponíveis, faria o mesmo. Criaria o Novo Banco, limando, obviamente, as arestas e corrigindo alguns erros. Eu optaria, pois, pela recentragem do Banco, pela sua recapitalização, protegendo os postos de trabalho e garantindo oportunidades de financiamento para micro e pequenas empresas e para os excluídos do sistema”.

“Hoje, com a minha experiência e os dados disponíveis, faria o mesmo. Criaria o Novo Banco, limando, obviamente, as arestas e corrigindo alguns erros. Eu optaria, pois, pela recentragem do Banco, pela sua recapitalização, protegendo os postos de trabalho e garantindo oportunidades de financiamento para micro e pequenas empresas e para os excluídos do sistema, termina dizendo o ex Primeiro-Ministro.

PRISMASNovo Banco1. As políticas públicas são opções deste ou daquele Governo em dadas circunstâncias sociais e polí…

Publicado por Jose Maria Pereira Neves em Quarta-feira, 15 de Março de 2017
Comentários