MpD: ” isenção de vistos aos cidadãos europeus é uma “boa decisão” do Governo”

0
332

O secretário-geral do Movimento para a Democracia, Miguel Monteiro, disse no passado sábado que isenção de vistos aos cidadãos europeus para entrarem em Cabo Verde é uma “boa decisão” do Governo.

“Há outros países em África, como São Tomé e Príncipe, Marrocos, África do Sul, que já tomaram esta decisão”, afirmou Miguel Monteiro, a propósito do anúncio para, a partir do mês do Maio, os europeus passarem a entrar em Cabo Verde sem os vistos.

Citou exemplos de 58 países que permitem que os cidadãos portugueses entrem sem necessitarem de vistos.

“Isto demonstra que há uma tendência a nível mundial”, enfatizou este dirigente político, referindo-se à isenção de vistos para cidadãos de determinados países.

Para Miguel Monteiro, a medida do executivo de Ulisses Correia e Silva enquadra-se numa estratégia não só a nível de África, que “vai ser reforçada, segundo palavras do primeiro-ministro”, mas também a nível da Europa, um continente com o qual Cabo Verde tem uma “maior troca comercial” e com um “histórico de aproximação” com o arquipélago.

Esta medida, prossegue Monteiro, irá facilitar o sector do turismo que, segundo ele, é o “principal vector de transformação” da economia nacional, representa “mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto)”.

Fonte: Expresso das Ilhas

Comentários