Pré – época no futebol — Artigo do Treinador Joel de Castro

0
1062

Todos os treinadores têm a sua própria forma de trabalhar e esquematizar o seu programa de treino. Mas a pré-época é essencial de forma a poder conhecer os jogadores novos e ter uma primeira apreciação de forma a preparar o primeiro jogo do campeonato.

 

Para mim este período é importante, assim como todos os outros de uma época desportiva. Não sou apologista da frase, “uma boa pré época define uma época inteira”, pois cada fase é uma fase e quanto a mim não sei definir o que é uma boa ou má pré época, pois ali, ao contrário do período competitivo o resultado é o menos importante. Por isso se chamam jogos de preparação, de forma a preparar.

Pré época antecede um período de férias e é neste pormenor que inicialmente se deve programar e preparar as unidades de treino dos primeiros microciclos. Deve trabalhar-se sempre de forma gradual com o objectivo de atingir algo, seja físico, técnico ou táctico. Na duração da mesma deve ter-se em conta aspectos como, a competição, nível dos jogadores, infra-estruturas e condições do clube.

O treino em si também deve ter alterações se por exemplo trabalharmos com jogadores profissionais, ou amadores. Vejamos o caso dos jogadores que trabalham e jogam futebol, tendo um desgaste muito maior. Por vezes trabalhos duros. Estes nunca podem ser iguais a jogadores que apenas jogam futebol, pois o nível emocional e predisposição ao treino nunca poderão ser os mesmos.

Todos estes aspectos são de ter em conta pelo treinador pois saber-se enquadrar no meio onde está é fundamental. É uma fase em que o cansaço pode provocar algumas dores musculares devido ao facto de se vir de uma paragem. Contudo podem-se ter alguns cuidados básicos que podem ajudar a atenuar esses pequenos males.

Deve dar-se muita importância á flexibilidade e não facilitar nestes exercícios, mesmo em casa sozinho o jogador pode aproveitar os tempos mortos para o fazer. Ter uma alimentação equilibrada e rica. Deve consumir-se muita água durante todo o dia e exagerar logo a seguir ao treino ou jogo. Hidratar é importante. Não praticar outros desportos quando está fora do treino.

O repouso fora do treino é essencial para não entrar em fadiga o que pode provocar lesões graves. Ter uma hora de deitar definida e dormir as horas de sono normais sem sobressaltos. O descanso é fundamental. Na pré-época devem definir-se regras, metas e objectivos para que todos em conjunto possam remar para o mesmo lado. Não existindo hierarquia nas fases de uma época desportiva, elas complementam-se e completam-se. É na pré época que tudo começa e por vezes é no começo que esta o ganho.

Comentários