São Vicente: começaram os trabalhos de remoção do navio Soby

0
416

Os trabalhos de remoção do navio Soby no terminal de cabotagem do Porto Grande do Mindelo iniciaram-se ao meio da manhã desta segunda-feira com um “mergulho minucioso” de especialistas do navio Neptune, de bandeira espanhola.

Foto: Inforpress

Segundo o Capitão dos Portos do Barlavento, António Duarte, que na manhã desta segunda-feira se reuniu com a tripulação do navio Neptune, contratado para o efeito, e entidades envolvidas no processo de remoção da embarcação, o mergulho foi uma forma de os especialistas se aquilatarem do estado sub-aquático do Soby.

“Os trabalhos vão começar logo de seguida, num primeiro momento para remover o combustível nos tanques do navio e dos camiões”, concretizou a mesma fonte, que ajuntou que em primeiro lugar será efectuada a limpeza do navio, para evitar derrame de combustível, e ter-se “a certeza de que não haverá riscos de poluição”, e só depois os trabalhos de endireitamento do navio.

A previsão aponta para 14 dias de trabalho de remoção do Soby.

O navio Soby, da companhia Oceano Made, está assentado ao fundo de um dos berços do cais de cabotagem do Porto Grande do Mindelo desde o passado dia 24 de Abril, dificultando a ancoragem do navio Mar de Canal que liga diariamente Santo Antão a São Vicente.

Fonte: Inforpress

Comentários