Todo o Mundo a falar no “suposto” plágio do logo da candidatura da Morna a património Mundial, mas ninguém fala deste plágio descarado na escolha da nossa Bandeira…. BANDEIRA!!!! Não desculpo o MpD por esta desfeita! No segundo mandato na década de noventa, por terem maioria de mais de dois terços mudaram o hino e a Bandeira. Achei boa ideia mudarem a bandeira, pois a antiga era quase idêntica à da Guiné-Bissau.
Resultado de imagem
Primeira bandeira de Cabo Verde
Actual bandeira da Guiné-Bissau
Mas depois apanham duas bandeiras sobejamente conhecidas misturam-nas simplesmente e voilá. Acham que têm a bandeira perfeita para uma nação independente? Fui troça prop!
Quanto ao hino não entendi porque o mudaram, mas para mim, se fosse para mudar, até a música “Biografia de um Kriol” serviria melhor como nosso hino… mas prontos! E agora? Não se vai responsabilizar publica e juridicamente o autor do plágio da bandeira!? Pedir os nomes dos júris para os podermos desconjurar e chacoalhar? Nós SÓ temos que viver o resto das nossas vidas com este mix de duas bandeiras! Outra coisa que não entendi ainda, pois deve ser estava distraído, é que Ministro Abraão Vicente vangloriou-se por o Ministério ter descoberto o “plágio” em menos de 24h… Mas o jornal “Expresso das Ilhas” também diz que foi quem procedeu à investigação em que se descobriu o plágio… Em que ficamos? PS – E ainda falam mal do Facebook? Se houvesse facebook em 1996 esta bandeira não passava de certeza!

Alexandre Tey

Comentários