O ‘Taste of Mozambique’ é um livro de receitas escrito com o intuito de promover a cozinha, a agricultura e o turismo de Moçambique. Este livro é para deixar todos os apaixonados pela culinária moçambicana com água na boca.
Taste of Mozambique
O livro escrito pela cabo-verdiana Mena Gomes, residente em Inglaterra, é composto por mais de 100 receitas originais, fáceis e práticas, que podem ser confeccionadas em pouco tempo e todas com o tempero deste país africano. Com o apoio de Estevão Gomes, Ana Teresa Sousa Pereira, Paulo Pereira, Catarina e Leonor Sousa Pereira, entre outros, a autora realizou um projeto de vários anos combinando a modernidade da culinária de hoje com a tradição crioula a fim de perpetuar as receitas dos antepassados. Para Mena Gomes a intenção é mostrar aos jovens, idosos e crianças que é possível fazer uma alimentação saudável e divertida utilizando produtos naturais e com baixo custo como o milho, a mandioca, o inhame, entre outros tubérculos contendo açúcares e fibras que recompõem o organismo de vários males que padece.
Mena Gomes
Em entrevista ao DTudo1Pouco, a autora da ilha de Santo Antão, revela que uma das razões que levaram-na a escrever o livro foi a mãe. “Sempre trabalhei como cozinheira e achei que gostaria de fazer um livro, talvez uma maneira de homenagear a minha mãe que, também era uma grande cozinheira“, conta. Mas este, não foi o principal motivo que levou Mena Gomes a escrever o ‘Taste of Mozambique’. “ […] a televisão inglesa convidou-me para um programa de cozinha e eu não fui, por ser muito acanhada para aparecer na TV. Optei por fazer o livro depois dos diretores do programa terem dito que eu cozinhava bem“. Questionada sobre o grau de dificuldade na produção do livro, Mena explica que o maior desafio foi o lançamento do mesmo. “Difícil no que diz respeito ao lançamento, mas no desenvolvimento dos trabalhos não foi. Cozinho com amor e dedicação“. Mena trabalha atualmente como cozinheira em Londres e assegura que, onde trabalha, todos adoram a sua comida que, segundo explica, possui um toque bastante africano. Quanto aos projetos, Mena não se vê a fazer outra coisa que não seja cozinhar. A cozinheira também diz ter recebido algumas propostas de trabalho em restaurantes, mas ainda sente-se “indecisa” quanto às mesmas. O ‘Taste of Mozambique’, também disponível no eBook, está traduzido em quatro idiomas (Português, Inglês, Francês e Espanhol) e brevemente será lançado em Cabo Verde. Alguns dos pratos que compõem o livro, já foram servidos a pessoas de renome Internacional do desporto, milionários, entidades religiosas, da política e da gastronomia europeia com excelente aceitação. As receitas também já estão disponíveis no site oficial Taste of Mozambique, e na página do facebook com o mesmo nome.
Comentários