Windows 10 será lançado neste verão em 190 países e 111 línguas

2
623

O Windows 10 chegará ao mercado ainda este verão e são esperadas muitas novidades, segundo a Microsoft. Entretanto, uma versão “technical preview” foi lançada em 1 de Outubro de 2014, que é voltado, principalmente, para testes por empresas, utilizadores entusiastas e a recolha de opinião dos utilizadores.

As últimas novidades mostram que o Windows 10 terá um novo sistema de autenticação, vai ocupar menos espaço de armazenamento tanto no PC como no smartphone, vai ter a possibilidade de receber actualizações via P2P, virá com impressora PDF nativa e muito mais.

No Preview podem já ser testadas as novas funcionalidades como, por exemplo, o novo menu ‘iniciar’, a nova central de notificações, os vários ambientes de trabalho virtuais, etc. Esta nova versão disponibilizada pela Microsoft é uma antevisão do futuro do Windows com o objectivo dos utilizadores testarem e reportarem eventuais bugs (defeitos).

A Microsoft informou que o Windows 10 será distribuído gratuitamente para os utilizadores de Windows 7 e Windows 8.1, durante um ano. Distribuindo o Windows 10 como uma atualização gratuita coloca a Microsoft em linha com as práticas atualizações de sistemas operativos em telemóveis, Ubuntu, juntamente com o OS X que a partir da versão 10.9, também começou a distribuir gratuitamente atualizações futuras do sistema operativo.

Aquando do anúncio do lançamento do Windows 10, muitas foram as dúvidas que surgiram por parte dos utilizadores, sobre o facto da actualização do 10 ser ou não gratuita para os utilizadores que já tinham versões anteriores. De acordo com a Microsoft, o Windows 10 vai ser gratuito para os utilizadores do Windows 7 e 8/8.1, mas apenas no primeiro ano após o seu lançamento.

O objetivo da Microsoft é combater os milhões de cópias piratas na China, oferecendo a possibilidade do utilizador ter na máquina um Windows 10 genuíno e depois quem sabe comprar uma versão oficial. De acordo com a Reuters, sabe-se que a actualização do Windows 10 será gratuito mesmo para cópias piratas. Bem, a princípio isto soa no mínimo incomum! Mas penso que é uma boa estratégia por parte da Microsoft, se não os podes vencer junta-te a eles!

Segundo afirma a Microsoft “O Windows 10 não é para todos nós, mas sim para cada um de nós”. Isso porque a empresa decidiu desenvolver o Windows 10 de uma forma diferente do habitual. Com introdução do novo programa “Windows Insider”, permitindo à empresa recolher comentários adicionais sobre o sistema operativo durante todo o processo de desenvolvimento do Windows 10. Milhões de pessoas estão dando seus comentários e ajudando a dar forma ao futuro do Windows.

O Technical Preview está disponível em inglês, chinês simplificado e português do Brasil. O Preview expira a 15 de abril de 2015, se estiver a executa-lo, a Microsoft irá enviar-lhe notificações a partir de 1 de abril de 2015 para o lembrar que chegou o momento de atualizar o seu PC para uma versão mais recente. Fica atento!

Eis aqui alguns Requisitos de sistema caso esteja curioso em experimentar essa versão! Mas, se o seu PC conseguir executar o Windows 8.1, então tem os requisitos necessários para executar o Windows 10 Technical Preview.

* Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido

* RAM: 1 (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)

* Espaço livre no disco rígido: 16 GB

* Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM

* Conta Microsoft e acesso à Internet

Fica aqui um vídeo para os mais curiosos de como será o funcionamento do novo Windows 10. Tudo que mudou no Windows 10 / Review completa:

[vsw id=”HJUQp9ePyXY” source=”youtube” width=”425″ height=”344″]

 

Edna Furtado

Comentários

Prezados,
Bom dia!

Tenho um note Dell Aspiron i5 CPU 1.80GHZ COM 6 gb DE ram, 64 bits com o windows 8.
Quando atualizo para o 8.1 (que é obrigatória, infelizmente),sistema que é repleto de bugs, sempre tenho problemas de desempenho dentre outros incômodos.
Minha pergunta é: Devo atualizar para o windows 10 sem passar pelo windows 9? Como e onde acho essa atualização? No site da Microsoft, não consegui, e procurando por atualizações no note, também não consegui.
Agradeço desde já a atenção.

Att,

Miguel

Caro Miguel,

Pode atualizar para o Windows 10 sem problemas.
Neste link [http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/preview-iso] podera fazer o download do ficheiro ISO do Windows 10 Technical Preview e instalar na sua maquina, mas atenção só funciona para teste ate dia 15 deste mês!
Depois recebera uma mensagem da Microsoft para proceder a atualização.
Espero ter ajudado,

Obrigado