A lei que cria o Instituto do Desporto e da Juventude entrou em vigor

123

A lei que cria o Instituto do Desporto e da Juventude entrou hoje em vigor, com a publicação da estrutura e funcionamento da instituição no Boletim Oficial.

De acordo com o documento publicado hoje, a materialização deste diploma permite, acima de tudo, promover sinergias, com vista à promoção e efectivação das políticas governamentais voltadas para o desporto e juventude, além de “ganhos de eficiência e redução de despesas” de funcionamento comparativamente às estruturas actualmente existentes.

A criação do instituto culmina com na extinção da Direcção-geral do Desporto e do Núcleo Gestão do Estádio Nacional, este último enquanto estrutura de missão.

“É uma medida extremamente importante, é uma reforma estruturante que irá dar um novo élan e reforçar o papel dos jovens, através das reformas, do desporto, do associativismo juvenil e das políticas para a área da juventude e desporto,” garantira ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na apresentação do projecto aprovado em Conselho de Ministros.

O Instituto do Desporto e da Juventude tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude, em articulação com as entidades públicas e privadas, especialmente com o associativismo desportivo, juvenil, estudantil e com as autarquias locais.

Por: Inforpress