A Tailândia pode mudar de capital

83

A Tailândia pode, em breve, ter uma nova capital. A atual, Banguecoque, enfrenta vários desafios urbanos, excesso de população, poluição e ainda a subida do nível da água do mar. Como tal, o primeiro-ministro tailandês vê com bons olhos a mudança do governo e da administração para outro local. E a Tailândia não é caso único na Ásia: Myanmar, país vizinho, também já mudou de capital e a Indonésia há muito que planeia fazer o mesmo.

Para Prayut Chan-o-cha, primeiro-ministro tailandês, há duas hipóteses: “A primeira é encontrar uma cidade que não fique muito longe nem seja muito cara para nos mudarmos. A segunda é irmos para os arredores de Banguecoque, para reduzir o excesso de população”, explicou, citado pelo The Guardian. Segundo os dados mais recentes, a atual capital tailandesa tem cerca de 8,2 milhões de habitantes.

Prayut Chan-o-cha salienta que seria preciso fazer estudos para calcular o impacto social e económico da mudança, mas o governante deixa claro que tal medida é “uma possibilidade” do seu mandato. As declarações de Prayut Chan-o-cha surge menos de um mês depois de o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, também anunciar que a ilha de Bornéu vai em breve substituir Jakarta como capital administrativa daquele país.

A alteração da capital tailandesa é há muito discutida. Thaksin Shinawatra, antigo primeiro-ministro que governou entre 2001 e 2006, também chegou a propor a mudança da capital administrativa para uma província a cerca de 100 quilómetros de Banguecoque.

Contudo, peritos afirmam que a mudança deve ser estudada com rigor e seriedade e que o governo devia, primeiro, focar-se em reduzir o trânsito em Banguecoque e apostar no desenvolvimento das províncias secundárias do país.

Por: Observador