Academia proíbe Will Smith de participar em eventos durante 10 anos

97

O ator foi sancionado na sequência do estalo que deu a Chris Rock no palco dos Óscares.

Will Smith foi proibido de ir a eventos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas durante os próximos 10 anos, avança a imprensa internacional, nomeadamente a Sky News. Uma decisão tomada na sequência do estalo que o ator deu a Chris Rock durante a cerimónia dos Óscares, no passado dia 29 de março.

A sanção foi tornada pública pela diretora da Academia depois de uma reunião onde foram decididas as medidas a tomar como consequência do ato de agressão.

Will Smith, vale notar, já tinha anunciado que se demitia voluntariamente da Academia ao reconhecer que o seu comportamento foi longe demais.

Durante a 94.ª gala dos Óscares, Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, ao compará-la à personagem de Demi Moore no filme ‘G. I. Jane’. Em causa esteve a aparência da atriz, que por sofrer de alopecia tem o cabelo rapado.

Num primeiro momento, Will Smith riu-se, mas ao perceber que a companheira ficou incomodada dirigiu-se ao palco e agrediu o comediante. Recusou-se a abandonar a sala do Dolby Theatre, em Los Angeles, e voltou a subir a palco para receber o Óscar de Melhor Ator pela participação em ‘King Richard’.

Apareceu em lágrimas para receber o galardão e fez um pedido de desculpas, no qual não mencionou o nome de Chris Rock. Dias depois, quando o seu nome estava já no centro de uma das maiores polémicas de Hollywood, emitiu um comunicado no qual fez referência ao comediante.

Além da onda de críticas, Will Smith tem sofrido severas punições na indústria cinematográfica. A Netflix suspendeu a produção de um filme com o ator e a Apple desistiu de adquirir os direitos para a produção de biografia.

Por: Noticias ao Minuto