Acorda Cabo Verde, o nosso desporto precisa de apoio

624

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (para não falar de todas Federações, as que existem no nosso país a nível desportivo como andebol, basquetebol, etc…) passa a vida a reclamar que não há patrocínios e consequentemente não há dinheiro para a concretização dos objectivos ditos essenciais para a auto afirmação do desporto nacional, mas pergunto eu porquê?? Como é possível que as empresas Cabo-verdianas não mostrarem algum interesse em investir no desporto nacional??

Só um pequeno exemplo: a Selecção Nacional de Futebol Masculino a bem pouco tempo estava a conta gotas procurando um patrocínio para participar no CAN, foi feita até uma espécie de “Operação Coração” para sensibilizar a sociedade civil a comparticipar financeiramente para a nossa participação no CAN, isto não seria de todo descabido se sensivelmente 5 meses depois do termino do CAN aparecerem empresas que são nacionais, ou que estão no mercado nacional a patrocinarem algo tão superficial como o novo “Hit” que já chegou a nossa terra “A CASA DO LÍDER”!!

Daí vem a minha preocupação, pois eu não acredito que uma marca tão valiosa como a selecção nacional, o orgulho de uma nação, que envolve massas, mexendo com miúdos e graúdos tenha uma menor imagem de marca e projecção de marketing para as empresas que um “reality show”???? (Qual eu pessoalmente acho ser uma prova viva, da crise de valores que assola a nossa sociedade, esta sociedade da qual pertenço com todo o orgulho mas realço o facto de não concordar e não intender algumas politicas); Então de quem será a culpa?? Dos gestores das empresas que não estão interessados no desporto nacional e de todas as influências tanto o quanto positivas que o desporto trás a sociedade?? Ou será culpa dos nossos dirigentes desportivos que não tem feito o seu papel?

Será que estes não tem conseguido elaborar e apresentar projectos de Investimentos/financiamento viáveis as empresas que fazem parte do mercado nacional? Porque algo esta errado e alguma coisa vai ter que mudar, é JÁ!!! Mas o melhor deixei para o final, a nossa querida TCV, a televisão nacional empresta apenas uma hora do seu tempo por semana ao desporto nacional, qual não chega para cobrir os campeonatos de todas as ilhas para não dizer em todas as cidades em todas as modalidades, ou ate pior, pois é basicamente o resumo do campeonato de duas ilhas, Santiago e São Vicente;

Pois o nosso programa desportivo semanal não passa de um resumo dos jogos do Regional de Santiago Sul e do Campeonato de São Vicente em futebol, alem das vezes que ficou-se a espera de ver jogos da selecção nacional na TELEVISÃO NACIONAL, pois já aconteceu de ficar a espera de ver jogo da selecção nacional em casa, em pleno estádio da várzea e não ser transmitido na TCV, a televisão do estado e dos contribuintes!!

Mas o que mais me entristece é o facto da TCV ser patrocinadora Oficial (não se espante! a televisão nacional vai patrocinar um “reality show” que tem um teor internacionalmente consolidado e conhecido como do pior que possa passar na televisão) e como o nosso desporto nunca teve, a Casa do Líder terá um programa diário na tv nacional, para cimentar a crise de valores existente na nossa sociedade!! Onde ficaram as nossas prioridades ???

VAMOS VALORIZAR O NOSSO DESPORTO enquanto ainda temos tempo, pois num país sem recursos naturais como o nosso Cabo Verde o desporto é e sempre será uma das nossa maiores riquezas! Vamos Canalizar os nossos recursos para acções que façam a diferença para a positiva na nossa sociedade, vamos defender causas e objectivos e não “Bull shit’s”que não nos levam a lugar algum, mas é o que infelizmente tem acontecido a todos os níveis!!!

 

Artigo de Opinião

Amândio  Brito