Cabo Verde escolhido “país piloto” da OCDE em África
País vai acolher o programa de estatísticas tributárias e do desenvolvimento sustentado da organização
A Organização de Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) elegeu Cabo Verde como “país piloto” em África para o programa de estatísticas tributárias e do desenvolvimento sustentado.
“Cabo Verde está disponível para trabalhar com o Centro de Desenvolvimento da OCDE para ganharmos mais em termos estatísticos, que são fundamentais para o planeamento estratégico e para o desenvolvimento sustentado da África no horizonte de 2030”, afirmou o primeiro-ministro, José Maria Neves que reconheceu ser uma honra ver o seu país ser considerado o “farol e exemplo a seguir em África”.
O convite foi feito e aceite na quarta-feira, 17, na conferência dos Embaixadores da OCDE em Paris e na qual José Maria Neves falou da pertinência das políticas de desenvolvimento em relação aos pequenos Estados insulares como Cabo Verde
Entre os participantes no encontro, o antigo director executivo do Millennium Challenge Corporation, o programa de cooperação dos Estados Unidos, Daniel Yohannes e actualmente Embaixador junto da OCDE, afirmou orgulhar-se de ter trabalhado com Cabo Verde e realçou o sucesso do país na execução dos programas do MCA.
Yohannes lembrou que o arquipélago foi o único país em África que conseguiu dois programas da Administração americana pela “boa governação, tendo gerido de forma criteriosa os fundos postos à sua disposição para o seu desenvolvimento”.
Cabo Verde aderiu à OCDE, como observador, em 2011 e o Centro de Desenvolvimento funciona como uma interface estratégica com a comunidade de desenvolvimento internacional.
Fonte: Voz da América