Cães entendem em média 89 palavras e frases humanas, revela estudo

219

Enquanto o vocabulário de um cão não é tão vasto quanto o nosso, um novo estudo sugere que em média os patudos conseguem entender consistentemente 89 palavras ou frases.

Quase metade destas expressões são indicações, como ‘sentar’ ou ‘ficar’, mas algumas palavras gerais, como ‘esperar’, e substantivos, como ‘tratar’, também são entendidos, reporta um artigo publicado no site Science Alert. 

Entretanto, de acordo com a pesquisa, os cães mais instruídos do lote responderam a mais de 200 palavras específicas, o que equivale ao vocabulário de uma criança humana de dois anos.

Obviamente, um cão não repete essas palavras como uma criança, mas os caninos parecem responder a certas palavras de uma forma específica e consistente, o que sugere que têm algum nível de compreensão da linguagem.

Os resultados são baseados numa lista padrão de vocabulário, usada pelos pais para avaliar o vocabulário das crianças. Neste caso, no entanto, essa lista foi facultada a 165 donos de cães, incluindo cães de vários tipos de raça, idades e ‘profissões’.

Enquanto o tipo de raça e status de trabalho (por exemplo, um cão policial) parecem ter um impacto sobre a vastidão do vocabulário do animal, a idade e características dos donos não parecem influenciar o grau de aprendizagem. 

Segundo o estudo, cães ‘profissionais’ tinham um entendimento de vocabulário 1.5 superior comparativamente a outros patudos. 

Ao todo, os investigadores registaram dez palavras ou frases especificamente reconhecidas por mais de 90% de todos os cães. Essas palavras e frases comuns incluíam o nome do cão, bem como ‘senta’, ‘vem’, ‘lindo menino/menina’, ‘para baixo’, ‘fica’, ‘espera’, ‘não’, ‘ok’, e ‘deixa isso’.

Por: Noticias ao Minuto