Câmara Municipal de São Vicente perspectiva realizar mais eventos culturais na Baía das Gatas para além do festival

304

A Câmara Municipal de São Vicente planeia realizar pelo menos três eventos culturais/ano na Baía das Gatas, para além do festival de música, anunciou ontem o presidente da autarquia.

Augusto Neves, em conferência de imprensa, convocada para um balanço da edição 35 do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que terminou no passado dia 11, informou que a câmara está a criar condições para fazer regressar o festival da juventude ao palco da Baía das Gatas.

“Trata-se de uma estrutura que deve ser utilizada para actividades culturais e o plano da câmara é ter pelo menos dois ou três eventos culturais/ano, porque movimenta a economia da ilha”, reforçou o autarca.

Sobre a edição 35 do festival, Neves considerou que se tratou de “mais um sucesso” até porque, assinalou, o festival afirma-se “inequivocamente” como um dos “maiores eventos culturais” do país e com “prestígio assegurado” tanto a nível nacional como internacional.

“É já uma referência obrigatória para aqueles que elegem a cidade do Mindelo como destino turístico e de férias”, concretizou, ao mesmo tempo que agradeceu o “civismo, apoio e presença” da população na Baía das Gatas, por se tratar de um “momento ímpar” da economia mindelense, na sua expressão cultural “mais alta”, agradecimento que estendeu aos parceiros públicos e privados por “acreditarem na ilha”.

O Verão mindelense, prosseguiu, é hoje um cartão de visita da ilha, com Kavala Fresk Feastival, Mindelo Summer Jazz, Carnaval de Verão e outros eventos culturais, para além do Festival da Baía.

“O papel da câmara é dinamizar a cultura e a economia aproveitando toda a potencialidade e energia da ilha”, precisou, pelo que Augusto Neves prometeu continuar a trabalhar para trazer “alegria e dinamismo” à ilha, que se quer cada vez “mais forte cultural e economicamente”.

A 35ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas ocorreu nos passados dias 09, 10 e 11, num evento que homenageou a população da ilha de São Vicente.

Por: Inforpress