CAN 2021: Cabo Verde não sofreu golo como visitante e Argélia foi o melhor ataque

189

Depois de 539 dias, 150 jogos e 331 golos, a qualificação para o CAN 2021 foi concluído tirando um jogo que falta disputar.

Das 48 seleções que disputaram a fase de grupos de qualificação ao CAN, Cabo Verde foi a unica seleção que não sofreu golo como visitante. Nas três deslocações fora não sofreu nenhum golo, tendo empatado a zero bolas frente aos Camarões e Ruanda e ganhando Moçambique por 0-1.

A ex-campeã Tunísia teve o melhor desempenho somando 16 pontos em 18 possíveis e vencendo o Grupo J. 

Já Argélia foi a que mais golos marcou, um total de 19 golos em seis jogos. A detentora do troféu aumentou a invencibilidade para 24 jogos consecutivos, incluindo amigáveis e oficiais.

Comoros e a Gâmbia classificaram-se pela primeira vez, aumentando para 44 o número de países que se qualificaram para a principal competição de seleções da África.

Os países que nunca se qualificaram são República Centro-Africana, Chade, Djibouti, Eritreia, Eswatini, Lesoto, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Somália e Sudão do Sul.

Voltando a fase de qualificação, há uma vaga e essa será preenchida pela Serra Leoa ou Benin, que em Junho disputam o ultimo jogo do Grupo L, que deveria ser realizado a 30 de Março mas não aconteceu por reclamações do Benin que recusou entrar em campo por questões de Covid-19.