A cidade da Praia foi nesta terça-feira classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) como a Cidade da Música, transformando-se numa das mais nova da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Segundo a UNESCO, em comunicado de imprensa, a cidade da Praia passa a fazer parte das 64 cidades criativas da UNESCO, juntando-se, assim, a uma rede que tem como principal objectivo promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
A Cidade da Praia, segundo a nota de imprensa da Câmara Municipal, foi eleita no tema música, passando a figurar como a segunda Cidade africana e a décima nona a nível mundial a pertencer a rede no domínio da música.
Com este título, a capital do país pode contribuir significativamente para a promoção dos objectivos da Rede de Cidades Criativas em África e, assim, levar a que mais cidades se candidatem a ela, através das plataformas internacionais de que faz parte, nomeadamente a CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) e a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa).
A cidade da Praia apresentou a sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no mês de Junho.
Actualmente, a Rede de Ciências Criativas é formada por 180 membros de 72 países que abrangem sete campos criativos: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música e artes de mídia.
A Rede de Cidades Criativas foi instituída em 2004 visando promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento.
Fonte: Inforpress