Inicio Destaques Coronavírus: Neste momento cabo-verdianos na cidade de Wuhan (China) estão bem

Coronavírus: Neste momento cabo-verdianos na cidade de Wuhan (China) estão bem

251

O número de mortos na província chinesa de Hubei, centro da epidemia do novo coronavírus, aumentou para 242 nas últimas 24 horas e mais do que duplicou relativamente ao dia anterior, foi esta quinta-feira anunciado.

Na cidade Wuhan, em Hubei, na China, estão neste momento 13 cabo-verdianos, sendo 9 homens e 4 mulheres, e até ao momento estão todos bem, segundo contou ao DTudo1Pouco um dos estudantes naquela cidade.

Os 13 estudantes vivem em residenciais estudantis, e o facto de alguns destes terem super mercados dentro das residencias evitam saídas, para compras, no centro da cidade.

A nossa fonte contou que, por exemplo, há semanas que não sai do quarto, e o facto deste ter cozinha no seu interior não precisa sair, só o faz para ir comprar mais comida.

A embaixada, na voz da Embaixadora, Tânia Romualdo, tem estado em contato com os estudantes. A mesma tem estado, também, a partilhar informações sobre o vírus num grupo, numa rede social chinesa.

Os 13 estudantes fizeram a Embaixada de Cabo Verde na China, através de uma carta, pedido de evacuação de Wuhan, para uma cidade mais segura. Até ao momento não se sabe a resposta por parte da Embaixada.

Todavia sabe-se por ordem do Governo Chines, é proibido entrar e sair de Wuhan, só em casos extremos.

A nossa fonte conta ainda que começam a faltar mascaras e materiais de higiene. Alguns super mercados começam a ter prateleiras vazias, com falta de alimentos como arroz e massa.

Os meios de transporte como metro e autocarros estão fechados de forma a evitar a propagação do vírus. A China pretende activar o serviço de entrega de comidas a domicilio para evitar que as pessoas saim as ruas.

A melhor forma de prevenção neste momento é não sair de casa, com saídas só quando forem necessários, conta a nossa fonte.

Nas últimas 24 horas, até à meia-noite de quarta-feira (hora local), as autoridades registaram mais 14.840 novos casos da infeção em Hubei, cuja capital é Wuhan.

Os novos casos e mortes fazem com que o novo balanço na China seja de 1.350 mortes e 60.000 infeções no total.