Covid-19: Ilha do Pacífico vacinou 108% da população adulta

135

pequena ilha do Pacífico de Nauru celebrou um “recorde mundial” de vacinação contra a Covid-19, depois de toda a sua população adulta ter recebido a primeira dose.

Segundo os dados divulgados, no período de um mês, 7.392 pessoas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 108% da população adulta registada nos censos de 2019 (6.812), pois foram incluídos estrangeiros na contagem.

No entanto, o governo está confiante de que toda a população adulta com 18 anos ou mais foi vacinada nesta primeira parte de duas da vacinação. Tendo Nauru uma população relativamente jovem, isso representa 63% da população total da ilha.

O campanha de quatro semanas para a primeira dose da vacina da AstraZeneca dada aos adultos de Nauru terminou na última sexta-feira.

Em comunicado, o governo local deu conta de que a task force está “está extremamente satisfeita com este resultado recorde mundial e agradece a todos por fazerem a sua parte para manter Nauru livre de Covid e segura”.

Kieren Keke, o responsável pela task force, disse que a ilha teve a sorte de ter doses de vacina suficientes para cobrir a população adulta, acrescentando, no entanto, que não há espaço para complacência e que, por isso, a testagem continuará a ser feita para garantir que a ilha permanece livre do vírus. “Com cada viajante que chega, o risco de o coronavírus entrar em Nauru mantém-se e o que tem ocorrido na Papua Nova Guiné, nas Fiji e na Índia mostrou como a situação pode mudar rapidamente”, disse ainda.

Nauru recebeu doses da vacina da AstraZeneca através do programa Covax, a iniciativa que tem como objetivo garantir o acesso equitativo à vacinação contra a Covid-19 em 200 países.

Por: Noticias ao Minuto