Covid-19: Portugal volta a quebrar recorde de testes num dia

141

Portugal realizou, dia 22 de dezembro, cerca de 249.834 testes à Covid-19, com uma taxa de positividade de 5%. Trata-se do maior número de testes realizados num só um dia no país, informa o Instituto Ricardo Jorge.

Destes 249 mil testes realizados, 186.136 (74,5%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, realizados na rede de laboratórios e farmácias.

Desde o início da pandemia, já foram efetuados, em Portugal, perto de 24,5 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19 (números que não incluem autotestes). Destes, 16,1 milhões foram testes PCR e 8,4 milhões foram TRAg de uso profissional.

Entre 1 e 22 de dezembro, foram feitos mais de três milhões de testes à Covid-19 no país, incluindo mais de 2,1 milhões TRAg de uso profissional, um valor que está relacionado com as novas medidas anunciadas pelo Governo, que implicam a apresentação de teste negativo para o acesso a determinados serviços ou locais.

O anterior máximo de testagem diário tinha sido alcançado na passada sexta-feira, dia 17, com mais de 227 mil testes. 

Recorde-se que desde 19 de novembro os testes efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes voltaram a ser gratuitos, uma medida que abrange, agora, toda a população (seis testes gratuitos por mês) e que pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia. Esta medida vigora, pelo menos, até ao dia 31 de dezembro.

Por: Noticias ao Minuto