Nas ultimas horas, nas redes sociais, não se fala em outro assunto a não ser o novo logótipo da Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV), que passa agora a chamar-se Cabo Verde Airlines.

A Cabo Verde Airlines apresentou na passada sexta-feira, 04 de Maio, a sua nova imagem de marca que, segundo o conselho de administração da empresa, “reforça” a ligação da transportadora aérea nacional com o país.

O DTudo1Pouco falou com dois designers cabo-verdianos sobre está nova imagem e são ambos de opinião que foi uma escolha infeliz.

Revan Almeida é licenciado em Design e começa por dizer que a criação de marcas é uma das áreas mais exigentes do cenário do design gráfico.

“Implica um processo de estudo muito detalhado e metódico, a fim de se chegar ao melhor resultado possível daquilo que será o principal contacto da empresa/entidade com o seu público-alvo. Muito mais do que simplesmente identificação, um logótipo bem elaborado deve transmitir através de suas formas e cores, os valores, a essência, e estabelecer uma ligação de confiança com o seu público”, explica o cabo-verdiano.

“A nova imagem da Cabo Verde Airlines, a meu ver, é um insulto a comunidade do Design Cabo-verdiana. Paupérrimo em matéria de criatividade, com uma tipografia desconcertante e esquizofrénica que nos faz lembrar alguns letreiros feitos à mão que os “buldonhs” faziam para as mercearias em tempos passados, aliás alguns eram até melhores”, desabafa Revan que acrescenta tratar-se de amadorismo “preguiça mental ou piada de muito mau gosto”.

“É caricato, tamanha “fuleirice” numa marca de autoria, segundo fontes, estrangeira para a empresa que mais projectará a imagem de Cabo Verde no exterior”, termina dizendo Revan Almeida.

Outro designer ouvido pelo DTudo1Pouco é Djimms Rocha Delgado, que também não poupa criticas.

“Eu como designer acho que fizeram isso só para despachar. A imagem não é nada apelativa e não transmite a força e a area de negocio que está a empresa inserida. A fonte foi uma escolha infeliz. Acho mesmo estranho uma empresa como é a TACV [Agora Cabo Verde Airlines] apresentar uma imagem destas como novo logo”, diz os designer salense Djimms.

Ao que parece, é mesmo está a imagem oficial da empresa, pois Mário Chaves, CEO (Chief Executive Office) da Cabo Verde Airlines, informou, na passada sexta-feira, que nos próximos meses deverá chegar ao país um avião de grande porte e que vai trazer já estampada a nova marca.