Embaixada paga renda a estudantes cabo-verdianos em Dakar após encerramento de residências

182

A Embaixada de Cabo Verde no Senegal vai assumir a instalação dos estudantes da Universidade Cheick Anta Diop (UCAD) de Dakar, uma vez que a residência estudantil desta universidade foi encerrada por causa do Covid-19.

Num comunicado enviado à Inforpress, a representação diplomática afirmou que irá assumir o pagamento da renda de “dois ou três quartos” durante o período em que estará fechada esta que é a maior universidade do Senegal.

Tendo em conta a evolução do Covid-19 no Senegal, o governo e o Presidente da República daquele país adoptaram no sábado, 14, um conjunto de medidas preventivas, de entre as quais o encerramento das escolas e universidades.

A UCAD optou por encerrar a residência dos estudantes na cidade universitária.

“Ao tomar conhecimento a Embaixada entrou em contacto esta manhã com os estudantes presentes na residência estudantil, manifestando-lhes solidariedade e procurando em conjunto encontrar uma solução imediata para esta situação”, lê-se no comunicado.

O documento refere ainda que a proposta da Embaixada de Cabo Verde no Senegal de pagamento da renda de “dois ou três quartos” foi aceite pelos estudantes.

A Inforpress entrou em contacto com alguns estudantes em Dakar, que confirmaram estar a ser contactados pela Embaixada de Cabo Verde com a intenção de os ajudar neste “momento complicado”.

Uma das estudantes disse ainda que, embora um “certo alarmismo” que tem sido propagado nas redes sociais e o encerramento das universidades, os estudantes cabo-verdianos no Senegal estão “levando a vida normalmente”.

A interlocutora disse, entretanto, que já se começa a notar a falta de alguns produtos nas lojas, pelo que estão sendo obrigados a fazer previsões, tendo dado conta, ainda, de que se tem reduzido o número de pessoas nas ruas de Dakar.

Senegal tem até agora 27 casos confirmados e nenhum óbito. As autoridades têm decretado algumas medidas preventivas, nomeadamente o encerramento e escolas e universidades.

Os exames ao novo Covid-19 têm sido realizados no Instituto Pasteur.

Por: Inforpress