Equipa médica já está na ilha da Boa Vista para fazer face ao novo coronavírus

417

A equipa médica que vai reforçar os profissionais de saúde na Boa Vista no combate ao Covid-19, incluindo médicos, enfermeiros e outros técnicos, chegou hoje a tarde no aeroporto Aristides Pereira, na ilha da Boa Vista.

A informação foi confirmada telefonicamente por uma médica que integra a comitiva, avançando que poderão fazer alguma declaração à imprensa, no sábado, depois de se organizar e inteirar-se da situação e definir o plano de trabalho.

O reforço desta equipa médica é uma das medidas avançadas pelo ministro de Saúde, Arlindo Rosário, que falou à imprensa hoje de manhã depois de se confirmar o primeiro caso do Covid-19 em Cabo Verde, registado na ilha da Boa Vista.

A equipa que chegou é formada por infeciologistas, internistas, epidemiologista, intensivista, enfermeiro e psicólogo, a fim de reforçar a equipa de saúde da ilha, para fazer face ao novo coronavírus.

A equipa para avaliar risco e apoiar a implementar medidas de contenção do Covid-19 é composta pelo médico internista, Osvaldo Lisboa Ramos, pela epidemiologista, Maria de Lourdes Monteiro, Infeciologista, Maura Delgado, enfermeiro Artur Veiga e ainda pelo Ponto Focal para a emergências da OMS – CV (Organização Mundial de Saúde, Cabo Verde).

A equipa levou para a Boa Vista materiais de protecção individual e equipamentos, designadamente, ventilador, monitor cardíaco, bomba infusora, seringa infusora e termómetro infravermelho.

O primeiro caso de Covid-19 em Cabo Verde, registado esta quinta-feira, na ilha da Boa Vista, é um cidadão de nacionalidade inglesa de 62 anos de idade, que chegou à Boa Vista no dia 09 de Março e, no dia 16, começou a apresentar um quadro respiratório com tosse e febre.

Num comunicado divulgado quinta-feira à noite, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, informou que “o paciente encontra-se clinicamente estável e a receber todos os cuidados necessários para evitar novos contágios e promover a sua total recuperação”.

Perante o cenário, o Governo decidiu colocar a ilha da Boa Vista em quarentena até 04 de Abril, pelo que são reforçadas um conjunto de medidas de restrição com efeitos a partir de hoje.

Por: Inforpress