Etapas de formação no futebol – Humberto Bettencourt

1896

Especialização precoce e pular etapas constituem como as maiores causas do insucesso no futebol.

A necessidade do fomento das escolas de iniciação desportiva, criação de competições para a fase de pré formação e formação são elementos de extrema importância para evitar a especialização precoce dos jogadores, o que permiti atingir estágios de maturação máxima relativa, por etapa.

Contudo, tem sido realizado em Cabo Verde campeonatos no escalão sub 17, tanto a nível regionais como Nacional.

Porem, carece de realizações de competições no escalão sub 15 que comporta a fase de pré formação que antecede o sub 17, escalão esse que pertence a fase formativa, assim como proporcionar competições no escalão sub 19 para que se possa fechar o ciclo de formação e proporcionar aos jogadores um transfere para sénior sem que estes saltem etapas de formação, impedindo que se transferem dos sub 17 directamente para os seniores sem a devida conclusão da etapa formativa.

O estágio da maturação precoce no futebol é um fenómeno que deve ser acautelado pelos treinadores e agentes desportivos na transferência dos jogadores de um escalão para o outro. Quando se quer transferir um jogador que por idade pertence a um escalão e por maturação futebolísticas parece ser de um escalão acima os cuidados devem ser redobrados, a medida que a especialização precoce pode constituir um entrave no desenvolvimento psico-motor do jogador  por inerência da consciencialização precoce do potencial adquirido e com isso criar um bloqueio psico-motor ao desenvolvimento do jogador quando este atingir a idade sénior fruto da ilusão criada precocemente em torno do potencial evidenciado e gerido fora do estágio de maturação formativa adequado a idade, o que proporciona para alem de sequelas psíquicas, também fisiológicas.

Porem, os estágios de formação devem ser respeitados sob pena de constituir como um dos principais entraves no sucesso do desenvolvimento dos formandos quando estes atingirem a etapa sénior.

Dai as fases do desenvolvimento é comportado por  três fases  distintas, quais sejam:

Fase de iniciação, fase de pré-formação e fase de formação.

Fase de iniciação dos 6 aos 11 anos, comportando 6 etapas formativas, sendo a etapa 1 é de 6 anos, a etapa 2 de 6 aos 7 anos, etapa 3 é de 7 anos, etapa 4 dos 7 a 8 anos, etapa 5 de 8 a 9 anos e etapa 6 dos 9 aos 11 anos, nesta fase o ênfase é totalmente sobre a componente lúdica.

Fase de pré formação é dos 12 aos 15 anos, sendo que a vertente lúdica/competitiva são componentes a ter em conta.

Fase de formação é dos 16 aos 19 anos, dai a vertente competitiva constitui como epicentro do desenvolvimento formativo.

Formar com qualidade implica cumprir a passagem para todos os estágios sem pular etapas.

 

 

Humberto Bettencourt