FCF passa a contar com uma plataforma de gestão de competições de futebol

291

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) apresentou ontem, terça-feira, 11 de Maio, uma plataforma que irá ajudar na gestão de todas as competições da instituição que gere o futebol nacional.

A apresentação decorreu na sede da instituiçao que gere o desporto nacional, na cidade da Praia e foi feita pelos técnicos habitados pela FIFA para a gestao da plataforma, Odílio Neves e Eder Shamir.

A Plataforma de Gestão de Competições de Futebol (sigla em inglês, FCMS – Football Competition Management System) foi desenvolvida pela FIFA e permite às Federações Nacionais fazer a gestão de todas as competições sob a sua tutela. A interface está interligada com a plataforma FIFA Connect, permitindo assim que todos os dados sobre os clubes, jogadores e agentes desportivos estejam automaticamente disponíveis e sejam sincronizados com a FCMS, desde que apresentem uma inscrição ativa.

A FCMS permite que todos os dados referentes a partidas e competições estejam disponíveis em formato eletrónico, incluindo a lista de jogadores inscritos na competição, fichas de jogo, eventos da partida (golos, cartões, substituições), sanções disciplinares e respetivos castigos, classificações provisórias e finais. Será possível aos delegados das equipas submeterem antes de partida a lista de jogadores titulares e suplentes, além de permitir aos árbitros e delegados das partidas a submissão online de todos os eventos e produção do relatório de jogo. Será possível verificar de forma instantânea a existência de jogadores castigados e árbitros/delegados nomeados para cada partida.

A FCMS irá contribuir para a modernização do futebol nacional, aumentando a transparência e facilitando a comunicação entre os diversos agentes desportivos, clubes, associações regionais e FCF.