Cabo Verde terminou a sua participação no Campeonato Africano das Nações, em andebol feminino, disputado no Senegal, com derrota frente ao Marrocos, 29/24.
 
A seleção feminina esteve no Grupo A e perdeu os três jogos frente RD Congo (19-27), Angola (15-38) e Argelia (30-36) marcando 64 golos e sofrendo 101.
 
A equipa nacional passou para o torneio secundário, a Taça Presidente, troféu que Cabo Verde conquistou em 2021. Nele, perdeu frente a Guiné Conacri (20-26), ganhou Madagascar (35-16) e no ultimo jogo foi derrotado pelo Marrocos (24-29).
 
A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), numa publicação no Facebook, reconheceu que falhou nos dois objetivos, sendo que o primeiro era passar a fase de grupos e em caso de não ter sido alcançado, seria de ganhar a Taça Presidente.
 
“As outras seleções trabalharam mais e melhor porque também, há que reconhecer, tiveram mais meios financeiros e muito mais tempo para preparar. Em duas semanas é praticamente impossível competir com países que apostam forte nas suas seleções.
A todos os cabo-verdianos, que apesar dos resultados, estiveram ao nosso lado muito obrigado. Em nome da FCA, as nossas sinceras desculpas e prometemos continuar a trabalhar para em 2024 representar Cabo Verde com mais ambição”, escreveu a FCA.
 
Cabo Verde irá organizar em 2024 o CAN de andebol feminino.