Federação Cabo-verdiana de Basquetebol assina parceria com congenere portuguesa

136

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) assinaram na manha da ultima sexta-feira, em Lisboa, uma parceria.

Presente na reunião estiveram Mário Correia, presidente da FCBB, José Tavares Silva, adido de Cabo Verde em Portugal, João “Betinho” Gomes e pelos lados lusos, estiveramo presidente da FPB, Manuel Fernandes, o secretário-geral, João Carvalho, e Nuno Manaia, diretor técnico nacional.

O encontro entre os líderes federativos abordou diferentes projetos de cooperação, e contou com a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas federações para a criação de dois campos 3×3 BasketArt na Ilha de São Vicente, numa iniciativa que partiu dos atletas João e Sofia Gomes e que conta já com o apoio de Embaixada de Portugal em Cabo Verde, FIBA, através da FIBA Foundation, Tintas Neuce, Câmara Municipal de São Vicente e Instituto do Desporto e Juventude de Cabo Verde.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, reforçou a vontade da federação lusa em fortalecer a ligação entre Portugal e e a congénere de Cabo Verde: “Queremos aproximarmo-nos da Federação cabo-verdiana, que tem mostrado grande abertura e tentativa de proximidade, e temos recebido de braços abertos para que no futuro possamos continuar a colaborar”.

“Esta parceria com a Federação de Cabo Verde tem diversas vertentes. Temos conversado com o diretor técnico nacional, Manuel Trovoada, sobre a implementação de skill challenges, as possibilidades de interação entre as seleções nacionais e da formação de treinadores”, explica.

Fonte: FPB