Inicio Internacional Desporto FIFA aprova Mundial2026 com 48 seleções divididas em 12 grupos

FIFA aprova Mundial2026 com 48 seleções divididas em 12 grupos

288

A FIFA aprovou hoje o novo formato competitivo do Campeonato do Mundo de 2026 de futebol, que será disputado por 48 seleções, divididas em 12 grupos, ou seja mais 16 equipas do que o habitual na prova.

Esta foi uma das decisões que saíram do 73.º congresso do organismo, que decorreu em Kigali, no Ruanda, sendo que ficou igualmente definido que a final do Mundial2026, que vai ser organizado por Estados Unidos, Canadá e México, terá lugar em 19 de julho.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da FIFA, que, assim, deixou `cair` uma outra opção, que contemplava um formato de 16 grupos com três seleções cada.

Além do aumento de 32 para 48 equipas, o Campeonato do Mundo passará a integrar 16 avos de final, ao contrário do que vinha sucedendo até agora, em que os dois primeiros classificados dos oito grupos apuravam-se para os oitavos de final.

Desta forma, em 2026, além dos dois primeiros classificados, também se apurarão para os 16 avos de final os oito melhores terceiros colocados, um pouco à semelhança do que já sucede no Campeonato da Europa, em que também se apuram os quatro melhores terceiros, mas, no caso, para os `oitavos`.

O calendário do Mundial2026 incluirá, assim, um total de 104 partidas, ou seja mais 40 do que atualmente.

O Conselho da FIFA aprovou ainda a criação de um grupo de trabalho para discutir e implementar princípios de bem-estar dos futebolistas, como por exemplo períodos obrigatórios de descanso.

Por: Lusa