Inicio Internacional Desporto FIFA vai utilizar sistema inédito para detetar fora de jogo no Mundial...

FIFA vai utilizar sistema inédito para detetar fora de jogo no Mundial do Qatar (Video)

195

A FIFA vai utilizar no Mundial do Qatar uma tecnologia semiautomática que alerta a equipa no videoárbitro (VAR) para situações de fora de jogo, anunciou o organismo.

O sistema, testado em torneios anteriores da FIFA, fornece um alerta automático de fora de jogo à equipa no VAR, recorrendo a uma tecnologia que tem por base a animação 3D.

Para a FIFA, a nova tecnologia de fora de jogo “oferece uma ferramenta de suporte para os árbitros no VAR e no relvado e ajuda-os a tomar as decisões mais precisas e rápidas”.

Após o uso bem-sucedido da tecnologia VAR no Mundial da Rússia, em 2018, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que iria “aproveitar todo o potencial da tecnologia no futebol e aprimorar ainda mais o VAR”.

A nova tecnologia usa 12 câmaras montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador individual, 50 vezes por segundo, calculando a sua posição exata em campo.

“Esta tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados a fornecer o melhor para as equipas, jogadores e adeptos que irão ao Qatar no final deste ano, e a FIFA está orgulhosa desse trabalho
”, disse Gianni Infantino.

O dirigente realça que “a FIFA está comprometida em aproveitar a tecnologia para melhorar o jogo de futebol em todos os níveis, e o uso da deteção semiautomática de fora de jogo no Mundial de 2022 é a evidência mais clara possível”.

O Mundial do Qatar decorre de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Por: RTP