Inicio Internacional Desporto Futebol: Superliga europeia anunciada por 12 clubes de Espanha, Inglaterra e Itália

Futebol: Superliga europeia anunciada por 12 clubes de Espanha, Inglaterra e Itália

289

A criação de uma Superliga europeia de futebol foi anunciada por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

“Doze dos clubes europeus mais importantes anunciam a conclusão de um acordo para a criação de uma nova competição, a Superliga, que será regida pelos seus fundadores”, informam os promotores da iniciativa, em comunicado enviado à AFP.
 
AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, “uniram-se na qualidade de clubes fundadores” da Superliga, indica o comunicado.

Real Madrid e Manchester United são apontados como os grandes impulsionadores desta nova prova do calendário europeu.
 
De acordo com o comunicado apresentado na noite deste domingo, estas 12 equipas já estão confirmadas e mais três irão juntar-se também no papel de fundadores, estando na calha para esse papel (assim o aceitem) o Bayern, o B. Dortmund e o PSG.
 
Esta nova prova teria um total de 20 clubes, os 15 fundadores e mais cinco que se iriam qualificar de forma anual para a Superliga Europeia mediante o rendimento na época anterior, com os jogos a decorrerem na mesma durante a semana para as provas nacionais serem jogadas ao fim de semana, num modelo semelhante ao que existe hoje entre competições locais e internacionais.
 
A nova competição prevê dividir as 20 equipas em dois grupos de dez, para nove jogos em casa e outros tantos fora.
 
Os clubes fundadores dizem que esperam manter-se em conversações com a FIFA e a UEFA por forma a encontrar as melhores soluções para a Superliga e para o futebol mundial em geral.
 
Por: RTP