Holanda sem descidas nem subidas se não se jogarem 85 por cento dos jogos

106

Federação holandesa publicou um conjunto de normas motivadas pela incerteza trazida pela pandemia de covid-19. Pior dos cenários afasta equipas das competições europeias.

Os campeonatos de futebol na Holanda não terão subidas nem descidas de divisão caso não seja possível cumprir pelo menos 85 por centos dos jogos calendarizados.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela federação deste país, que alegou que a decisão foi motivada pela possibilidade da pandemia de covid-19 voltar a afetar as provas, razão pela qual foi necessário dar outra robustez jurídica às provas.

A Federação Holandesa criou regras a aplicar em três cenários. No mais radical – realização de menos de 50 por cento dos – não há campeão, clubes a aceder às competições europeias, nem subidas e descidas. O segundo cenário aplica-se caso o número de jogo ande entre 50 e 85 por cento: neste caso, será utilizada a classificação para definir que segue para as competições europeias, num cenário em que não haverá campeão e, também, clubes depromovidos ou promovidos, a não ser que essas condições já estejam matematicamente arrumadas.

No terceiro cenário, de pelo menos 85 por cento de jogos realizados, a tabela classificativa no momento da paragem é usada para determinar o campeão, os lugares europeus e as descidas e subidas de escalão. Caso se verifiquem empates, aplica-se o critério de desempate da diferença de golos ao longo da época.
 
Por: Maisfutebol