Ljubomir Obradovic é o novo selecionador de Cabo Verde em andebol masculino

141

O sérvio Ljubomir Obradovic, 66 anos, é o novo treinador de Cabo Verde de andebol sénior masculino e, tem como primeiro grande desafio orientar a selecção no Campeonato da África das Nações’2022 da categoria, em Marrocos.

A confirmação do sérvio como novo seleccionador de Cabo Verde foi avançada pela Federação Cabo-verdiana de Andebol que encontrou neste “referenciado” técnico da modalidade, uma alternativa credível para levar o andebol cabo-verdiano à ribalta do andebol africano e a uma presença marcante no mundial.

O sérvio considera “uma honra, um orgulho e um grande desafio” orientar a selecção de Cabo Verde e já estabeleceu como imperativo classificar a selecção crioula para o Campeonato do Mundo, cujo acesso é garantido por uma classificação na quinta posição.

Com algum conhecimento de jogadores cabo-verdianos, de que são exemplo o capitão Leandro Semedo, com quem trabalhou no FC Porto e, Walter de Pina no Avanca, o novo seleccionador quer trabalhar nos próximos dias para conhecer novos atletas, tanto na diáspora como no arquipélago.

Antigo treinador do Futebol Clube do Porto (Portugal), clube que treinou entre 2009/10 e 2014/15, e com o qual ganhou seis campeonatos consecutivos e duas Supertaças, Ljubomir Obradovic, tem ainda como marca relevante o facto de ter levado os “Dragões” à fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2013/14, e de ter qualificado a equipa para essa competição em 2015/16.

O sérvio é, ainda, o último técnico campeão pelo Belenenses (1993/94) e contribuiu para a vitória do Madeira SAD na Taça de Portugal (1998/99).

Conta ainda, no seu palmarés, com o título de campeão europeu de sub-21 pela selecção portuguesa em 2009/10 e 2014/16.

Ljubomir Obradovic substitui assim o português José Tomás, técnico que orientou Cabo Verde no Mundial do Egipto de 2021, realizado de 13 a 31 de Janeiro nas cidades de Cairo e Alexandria e vai acumular as funções do seleccionador de Cabo Verde com as da equipa portuguesa do Avanca.

Por: Inforpress