Localidade em São Nicolau está sem luz há vários dias

434

A localidade de Carriçal, na ilha de São Nicolau, encontra-se sem iluminação há vários dias, situação que vem afectando, sobretudo, a actividade da conservação do pescado.

A denúncia foi feita hoje de manhã, pelos moradores da localidade à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Na sua página da rede social, a Câmara Municipal da Ribeira Brava (CMRB) justifica a situação com a retirada do motor da localidade, que segundo a mesma, estava sob regime de empréstimo.

Conforme a autarquia ribeira-bravense, no ano passado, os painéis solares deixaram de funcionar, tendo a mesma colocado um motor, desde Dezembro de 2018, em substituição, para que os moradores não passassem a quadra festiva sem luz.

“Como é do conhecimento da comunidade de Carriçal, a CMRB emprestou o motor em causa numa entidade privada e amiga, através da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, desde do passado mês de Dezembro, a fim de evitar que a população passasse a quadra festiva sem luz, diante dos dias de fraca energia solar”, refere a edilidade.

Prosseguiu, “contudo, na passada semana, a entidade proprietária pediu de volta o seu pertence, já que lhe fazia falta”. Perante esta situação, a única alternativa encontrada pela edilidade foi a devolver o pertence a seu proprietário.

Entretanto, a Câmara Municipal da Ribeira Brava informou que está a encetar esforços, junto do Ministério da Economia Marítima, por meio da Direcção-Geral dos Recursos Marinhos, no sentido de adquirir um motor, “exclusivamente”, para a localidade de carriçal, com intuito de “emendar essa lacuna”.

Por: Inforpress