Ministério da Cultura e o Governo contra a implantação do mercado provisório frente ao memorial de Amílcar Cabral

687

O Ministério da Cultura enviou uma nota de imprensa dizendo que o ministério e o governo de Cabo Verde foram contra a implantação do mercado provisório frente ao memorial de Amílcar Cabral, que fica situado na Várzea, cidade da Praia.

No comunicado o Ministério informou que desde o mês de Janeiro deste ano mostrou-se, publicamente, contra esta medida da Câmara Municipal da Praia.

“O Ministério da Cultura, através do Instituto do Património Cultural, IPC, encetou vários contactos com a Câmara, fez reuniões com o Gabinete técnico e reagiu por escrito, recomendando a não colocação do mercado, em sinal de respeito pela memória de Amílcar Cabral e pelo monumento nacional, embora o terreno seja da Câmara“, disse o ministério.

O IPC solicitou um embargo judicial junto do Tribunal da Praia, visto que a câmara começou as obras, mas o Tribunal entendeu que não há motivos para o embargo.

O ministério termina dizendo que o Governo fez tudo o que a lei lhe permite, e que não lhe resta senão conviver com a situação e manifestar a sua indignação.

Recentemente a filha de Amílcar Cabral, Iva Cabral, manifestou-se publicamente contra as obras.