Papa Francisco nomeou Bispo cabo-verdiano para bispo coadjutor para Ponta de Pedras no Pará

1007

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10) Dom Teodoro Mendes Tavares, natural de Cabo Verde, como bispo coadjutor para Ponta de Pedras no Pará, Brasil.

Segundo a Arquidiocese de São Paulo, Dom Teodoro Mendes Tavares foi assim transferido da sede titular de “Verbe” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Belém, onde era responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.

Dom Teodoro Mendes Tavares é natural de Santiago e chegou em missão ao Brasil em 1994 para a Prelazia de Tefé, no Amazonas, onde exerceu as funções de vigário-geral, de 2000 a 2011.

Foi pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé. Também actuou como coordenador do Centro de Educação Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.

Como bispo, foi também referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso.

Dom Teodoro Mendes Tavares é natural de Santiago, onde nasceu a 07 de Janeiro de 1964. Pertence à Congregação dos Espiritanos (CSSp) e foi ordenado presbítero em 1993 e bispo auxiliar da arquidiocese de Belém (PA), no ano de 2011.

Cursou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga (Portugal) e teologia, na Universidade Católica Portuguesa.

Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.

 

Fonte: Inforpress