Paroquia realiza serenata no Plateau sendo que Santiago está em situação de calamidade

439

Na noite desta quinta-feira, o centro do Plateau foi palco de um “concerto musical, serenata a Maria”, em frente a igreja Nossa Senhora da Graça, um evento realizado pela Paroquia da Nossa Senhora da Graça, no âmbito das festividades da padroeira da cidade da Praia.

O evento musical começou por volta das 20h00 e teve o seu termino já passado das 22h00. 

Tal evento poderia passar despercebido se a ilha de Santiago não estivesse em situação de calamidade, conjuntamente com a ilha do Sal, devido a crescentes casos de Covid-19.

Nesta situação de calamidade mantiveram encerradas as instalações e proibidas as atividades recreativas, desportivas, de lazer e diversão, e o ponto especifico do evento de ontem tem uma alinha que diz “atividades desportivas, culturais e de lazer que impliquem aglomerados de pessoas”.

Todavia, ainda na resolução do governo, foi informado que a pratica de atividades religiosas e de culto obedece as condições sanitárias, “relativas a redução da lotação dos espaços a 1/3 da capacidade, a higienização frequente, uso obrigatório de mascaras, etiqueta respiratória e desinfeção das mãos”.

O que faz com que o evento de ontem não tenha violado qualquer ponto, por fazer parte de um culto religioso.

Desde a passada segunda-feira, 10 de Agosto, que o Governo de Cabo Verde prorrogou a situação de calamidade nas ilhas de Santiago e Sal, para o combate ao Covid-19.

O que deixa a duvida se era ou não imprescindível este evento cultural/religioso numa altura que a situação epidemologica da cidade da praia desaconselha.