Piloto alcoolizado detido em Londres antes de embarcar

36

Um piloto da Japan Airlines foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, 50 minutos antes de embarcar, com uma taxa de álcool no sangue nove vezes superior ao limite legal na aviação.

Katsutoshi Jitsukawa, de 42 anos, foi detido, no domingo, depois de um alerta de um funcionário do aeroporto, que sentiu o cheiro a álcool. 

Na quinta-feira foi presente a um tribunal londrino, declarando-se culpado. Admitiu ter bebido duas garrafas de vinho e uma de cerveja na noite anterior ao voo. E confessou ainda que não era a primeira vez que o fazia.

De acordo com a polícia metropolitana de Londres, o piloto japonês tinha 189 miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue, quando o permitido por lei são 20 mg.

O piloto, responsável por um Boeing 777, com destino a Tóquio, foi substituído pelos dois outros elementos da equipa. O voo acabou por partir com quase 70 minutos de atraso.

A Japan Airlines emitiu um comunicado em que pediu desculpa aos tripulantes e aos passageiros, assegurando que vai “implementar ações para prevenir que situações semelhantes voltem a acontecer”. A empresa disse também que “não tolera” este tipo de comportamento e que “a segurança dos passageiros é a maior prioridade.”

O piloto vai aguardar julgamento em Londres, que se realiza a 29 de novembro.

Por: TVI