Inicio Internacional Desporto Portugal/Futebol: Época 2021/22 pode arrancar em julho e terminar em maio

Portugal/Futebol: Época 2021/22 pode arrancar em julho e terminar em maio

166

A Supertaça Cândido Oliveira, que marca o arranque da época futebolística, será disputada entre 30 de julho e 1 de agosto, enquanto a final da Taça de Portugal de 2021/22 vai ser jogada em 22 de maio.

De acordo com o calendário oficial das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), agora divulgado, este troféu vai ser disputado dias antes dos jogos da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, previstos para 3 e 4 de agosto.

A Supertaça vai opor o campeão Sporting ao vencedor da 81.ª edição da Taça de Portugal, cuja final vai opor Benfica, que pode vir a jogar o acesso à fase de grupos da “Champions” se se mantiver no terceiro lugar da I Liga, ao Sporting de Braga, em Coimbra, no próximo dia 23 de maio.

Já a final da Taça de 2021/22 ficou marcada para 22 de maio de 2022, depois de sete eliminatórias, sendo que a primeira foi marcada para 26 de setembro e a terceira ficou agendada para 17 de outubro. As duas mãos das meias-finais da prova “rainha” ficaram marcadas para 1 e 3 de março e 19 e 21 de abril.

O primeiro clube nacional a competir na próxima época vai ser o sexto classificado da I Liga, na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, em 22 e 29 de julho, à qual se segue a terceira ronda, em 5 e 12 de agosto.

O Paços de Ferreira, com o quinto lugar da I Liga assegurado, vai voltar a jogar nas competições europeias em 19 e 26 de agosto, no “play-off” da nova prova da UEFA, enquanto Sporting e FC Porto ou Benfica vão entrar diretamente na fase de grupos da “Champions”, que arranca em 14 e 15 de setembro, e o Sporting de Braga na mesma fase da Liga Europa, em 16 de setembro.
 
A nova Liga 3
 
A próxima temporada marca ainda o arranque da Liga 3, o novo terceiro escalão nacional, que tem a primeira jornada prevista para 15 de agosto, enquanto o Campeonato de Portugal, vai ter início 15 dias depois, em 29 de agosto.

A primeira fase da Liga 3 vai prolongar-se até 6 de março, seguindo-se as fases de subida e de manutenção entre 20 de março e 1 de maio e os “play-offs”, nos restantes fins de semana de maio.

O agora quarto escalão vai seguir para a fase decisiva depois da última jornada da primeira fase, em 18 de março, também com as fases de subida e permanência, entre 20 de março e 29 de maio, tendo a final agendada para 5 de junho.

A Liga Revelação começa em 1 de agosto, tendo a segunda fase marcada para entre 5 de fevereiro e 16 de abril, antecedendo a Taça Revelação, também para o escalão sub-23, entre 24 de abril e 15 de maio.

O organismo federativo ressalva que o calendário poderá sofrer ajustes, devido a alterações impostas por UEFA ou FIFA e no caso de circunstâncias excecionais que ditem uma eventual paragem da competição.
Por: RTP