Portugal: SEF notificou cerca de 30 mil imigrantes com processos pendentes

Cerca de 30 mil imigrantes com processos pendentes desde 2017 para obtenção de uma autorização de residência em Portugal foram notificados pelo SEF nos últimos três meses, indicou hoje o serviço de segurança.

140

“Com base nos princípios da igualdade, oportunidade e disponibilidade, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras notificou para agendamento, em apenas três meses, cerca de 30 mil cidadãos estrangeiros detentores de manifestação de interesse desde 2017”, refere o SEF, em comunicado.

Este serviço de segurança explica que tem vindo a desenvolver este trabalho por ordem cronológica, tendo em conta a data da aceitação da manifestação de interesse e “acautelando os mecanismos de verificação de segurança”.

A manifestação de interesse, pedido formalizado junto do SEF para obter uma autorização de residência, é feita através da plataforma eletrónica Sistema Automático de Pré-Agendamento (SAPA).

Segundo o SEF, os processos concluídos entre agosto e outubro são relativos aos imigrantes que fizeram as manifestações de interesse em 2017, 2018 e 2019.

O SEF indica também que os agendamentos de manifestações de interesse para autorizações de residência relativos a 2017 totalizaram 648, os de 2018 1.654 e os de 2019 19.500, tendo sido agendados para deslocação a um balcão do SEF todos os cidadãos que declararam continuar interessados.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras avança que, com o fim dos processos entre 2017 e 2019, foi iniciado na semana passada a notificação dos cidadãos estrangeiros com manifestação de interesse relativa ao mês de janeiro de 2020, representando um total de 7.300 cidadãos notificados para agendamento.

O SEF refere ainda que “seguir-se-á a notificação referente aos restantes meses de 2020”.

Por: Lusa