PT anunciou formalmente que Lula da Silva é o seu candidato à Presidência da República do Brasil

444

A formalização, durante uma reunião do Diretório Nacional do PT, surge um dia depois de o ex-Presidente brasileiro ter sido condenado em segunda instância. 

O anúncio foi feito logo no início da reunião pela presidente do PT, Gleisi Hoffman. “Depois, essa será uma reunião política, porque estamos lançando a pré-candidatura de Lula à presidência da República”, afirmou.

Gleisi disse que não falaria sobre a condenação, mas ressaltou que a reunião era importante em virtude “do momento que estamos vivendo”. 

A presidente petista agradeceu o apoio recebido de vários quadrantes da esquerda brasileira.

“Desde 2014, não via mobilização tão grande da militância. É possível consolidação da centro-esquerda para enfrentar retrocesso”, afirmou.

Lula foi condenado na quarta-feira, em segunda instância, de forma unânime pelo coletivo de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão. 

O ex-Presidente é acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, no caso do apartamento triplex do Guarujá no processo Lava Jato. 

Na primeira instância, pelos mesmos crimes, Lula da Silva havia sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão. O ex-Presidente tem ainda contra si seis outros processos a correr na Justiça, a maioria por corrupção.

Fonte: RTP