Sismo sentido próximo de Santo Antão foi o maior em Cabo Verde desde 2010

86

O sismo registado próximo das ilhas de Santo Antão e São Vicente na madrugada de quinta-feira foi o maior em Cabo Verde desde pelo menos 2010, segundo o Instituto Nacional de Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).

Fonte do INMG cabo-verdiano esclareceu que o sismo, com magnitude 5,3 na escala de Richter, teve epicentro localizado a 20 quilómetros a sudoeste da costa de Monte Trigo, em Santo Antão, tendo sido sentido também na vizinha ilha de São Vicente.

“Não representa perigo para as populações das duas ilhas e o evento é consequência de acumulação de magma em profundidade”, esclareceu a fonte.

“Desde a instalação da rede sísmica em 2010, este foi o evento com maior magnitude registado em Cabo Verde e a atividade sísmica na ilha de Santo Antão tem estado elevada desde o passado mês de julho”, esclareceu ainda.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) detetou na madrugada de quinta-feira um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter com epicentro próximo das ilhas cabo-verdianas de Santo Antão e de São Vicente, não sendo conhecidas consequências materiais ou vítimas.

De acordo com informação do USGS noticiada anteriormente pela Lusa, o epicentro do sismo foi registado a uma profundidade de 10 mil metros, a 75 quilómetros de distância de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, e 75,2 quilómetros do Mindelo, São Vicente, tendo ocorrido às 03:16 locais (mais uma hora em Lisboa).

O sismo foi sentido em várias ilhas de Cabo Verde, além de Santo Antão e São Vicente, conforme relatos de vários populares na comunicação social cabo-verdiana ao início da manhã.

Há relatos ainda da ocorrência de pequenas derrocadas de pedras, mas sem danos materiais ou vítimas confirmadas.

Por: Lusa