Top 100 mundial de universidades: Portugal tem tres e Brasil um

636

Foi divulgado o ranking das 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos pela revista ‘Times Higher Education’. Portugal tem três universidade na lista e todas fundadas em 1973: as universidades do Minho, Aveiro e Nova de Lisboa. Enquanto o Brasil tem uma universidade no ranking.

O ranking foi elaborado com base em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, número de citações em revistas científicas, projecção internacional e inovação.

Entre os dois países lusófonos, Portugal e Brasil, presentes no ranking quem leva melhor são os brasileiros que tem a Universidade Estadual de Campinas como 43.º colocada. A seguir vem a Universidade do Minho, em Braga, no 64.º lugar seguido pela Universidade de Aveiro, no 69.º lugar, e pela Nova de Lisboa, 89.ª.

O ranking é liderado, pela primeira vez, por uma universidade suíça (École Polytechnique de Lausanne). De resto, o top 5 é todo dominado por instituições de ensino superior do sudeste asiático, nomeadamente da Coreia do Sul, de Hong Kong e de Singapura.