Três ciclistas cabo-verdianos confirmados na Volta à Angola

1254

Cabo Verde vai estar presente na Volta à Angola em bicicleta com três ciclistas que confirmaram presença na prova.

A participação da comitiva cabo-verdiana na primeira edição da volta Angola em Bicicleta terá as presenças dos ciclistas Djony (Brava), Zé Rui (São Vicente) e Emanuel (Santiago) que serão acompanhados pelo representante Arlindo Furtado.

 

A comitiva falou ao DTudo1Pouco onde dizem ter levado na bagagem muita força de vontade e muito querer e prometem dar o melhor para dignificar o ciclismo cabo-verdiano. Antes da confirmação houve alguns constrangimentos que vai desde a não autorização da alteração do Voo EUA/Cabo Verde do ciclista Willian por parte da TACV, das dificuldades de deslocação inter ilhas e da falta de apoio das instituições e empresas cabo-verdianas.

Tal participação deve-se ao facto do apoio da Direcção Geral dos Desportos (DGD) que prometeu 50.00$00 que irão receber depois da prova. Para alem do apoio financeiro a DGD ofereceu oito pares de fato treino.

Para alem de participar na prova a comitiva vai aproveitar a viagem para contactar o presidente da Federação Angola de Ciclismo e o presidente da Confederação Africana de Ciclismo, que igualmente é vice presidente da UCI, no sentido de ajudar na implementação da Federação Cabo Verdiana de Ciclismo. 

A Volta Angola em Bicicleta começa hoje e vai até o dia 18 do presente mês e irá percorrer oito províncias ao longo de 10 etapas e enquadra-se nas comemorações do 40.º aniversário da Independência Nacional da República de Angola, efeméride que se assinala a 11 de Novembro, envolvendo cerca de 100 ciclistas.

A organização da prova confirmou a presença de ciclistas de Portugal, França, Cabo Verde, São Tome e Príncipe, Moçambique, República Democrática do Congo e África do Sul.

O ponto de partida será na província do Bié – a meta vão estar instalada na capital Luanda -, com passagens pelas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Malanje e Uíge.